Parlamento Europeu reconhece importância da agricultura biológica
BRUXELAS, 8 DE JULHO DE 2025 – A Secção Europeia da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica (IFOAM Organics Europe) congratulou-se com o reconhecimento positivo da agricultura biológica durante a recente votação do relatório do Parlamento Europeu sobre o futuro da agricultura e a política agrícola comum pós-2027. O relatório votado na Comissão da Agricultura salienta que a agricultura biológica é uma técnica agrícola inovadora, que deve ser apoiada na futura PAC, uma vez que os sistemas biológicos reduzem significativamente a utilização de fatores de produção e as dependências externas na agricultura, para além de reforçarem a autonomia e a segurança alimentar.
No comunicado emitido pela organização, o seu diretor adjunto, Eric Gall, considera: “o reconhecimento do contributo positivo da agricultura biológica é uma mensagem encorajadora enviada pelos deputados europeus aos agricultores biológicos de toda a Europa. Devido aos seus múltiplos benefícios para o ambiente, mas também às muitas vantagens socioeconómicas que proporciona, a agricultura biológica é um importante instrumento político no âmbito da PAC, devendo desempenhar um papel ainda mais estratégico num quadro centrado nos incentivos.”
De facto, o relatório da Comissão AGRI do Parlamento também apela a que a próxima PAC ofereça incentivos aos agricultores e aos novos operadores para que se dediquem à agricultura biológica. Trata-se de um aspeto importante, uma vez que muitos jovens agricultores e também outras pessoas recém-chegadas à agricultura estão interessados em estabelecer as suas explorações em modo de produção biológico, o que demonstra o potencial do sector biológico para orientar a renovação geracional.
Gall continuou: “O reconhecimento da contribuição dos produtos biológicos para a resiliência e a capacidade de inovação do sector agrícola é um sinal importante enviado aos agricultores biológicos. É também positivo que o relatório ligue a produção à necessidade de desenvolver o consumo de produtos biológicos, nomeadamente através de contratos públicos”.
A IFOAM Organics Europe apela agora ao Parlamento Europeu para que mantenha o reconhecimento claro da agricultura biológica como um método de produção inovador a ser apoiado na próxima PAC. O relatório do Parlamento Europeu deverá assim, segundo a IFOAM, manter uma direção clara para a transição para sistemas agroalimentares sustentáveis na UE, ser um campo de jogo nivelado, e manter o desempenho ambiental da Política Agrícola Comum como uma prioridade a ser alcançada através de um melhor incentivo e apoio aos agricultores para se envolverem numa ambiciosa remodelação ambiental das suas explorações, que as tornará resistentes a futuras crises sociais e ambientais.