A CNJ organiza em parceria com a Agriloja Cadaval, o Seminário "Certificação e Comercialização de Pomóideas"(programa), que terá lugar no dia 30 de Novembro de 2011, pelas 14 horas, no auditório do ABC (Apoio de Base à Criatividade), Convento de São Miguel das Gaeiras, no Parque Tecnológico de Óbidos.

 

A produção de pomóideas, com especial destaque para a Pêra Rocha, assume na Região Oeste um papel fundamental para a agricultura e economia da região. A competitividade do sector assenta na sua capacidade de resposta a mercados nacionais e estrangeiros cada vez mais exigentes ao nível da qualidade dos produtos. A certificação surge assim neste contexto como uma ferramenta fundamental de apoio à comercialização.

 

Com este seminário, a CNJ pretende trazer à discussão as linhas gerais sobre este tema, cruzando abordagens já consolidadas com as novas tendências.


PROGRAMA

14:30 Sessão de Abertura
15:00 Apresentações
1.    “CERTIFICAÇÃO  - Ferramenta para ampliar os mercados”, Engenheiro Luís Paiva, CODIMACO;
2.    “Normas de certificação - Segurança Alimentar”, Engenheira Manuela Lucrécio, ECOALIMENTAR;
3.    “Pegada de Carbono de Produtos Agro-Alimentares: da Certificação à Comunicação”, Engenheiro Bruno Caldeira, CONSULAI;
4.    Intervalo;
5.     “Qualificação de Produtos Tradicionais Portugueses", Engenheira Marisa Alexandre, QUALIFICA - Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses;
6.    “Marketing Agro-alimentar: Casos Reais”, Engenheiro João Pereira, TERRAPROJECTOS;
7.    Período de Debate.

 

Poster