A CNJ – Confederação Nacional de Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Federação de Caçadores do Algarve organizou no dia 9 de Julho de 2011, no Parque de Feiras e Exposições de Tavira (sito em Mato de Santo Espírito), um colóquio sobre “Mel da Serra Algarvia, Problemáticas e Alternativas” e um colóquio sobre “A Produção e Comercialização do Azeite e da Azeitona de Mesa, na Região Algarvia”, integrados na 16ª Feira da Caça Pesca e Mundo Rural.

 

No colóquio sobre o mel foi aferido cientificamente a qualidade do mel e do própolis algarvios e as diferentes características organolépticas conforme a sua constituição floral. Foi ainda debatida a falta de informação dos consumidores sobre o mel de qualidade e as principais dificuldades dos apicultores. Todos os intervenientes concordaram da importância deste sector e como pode continuar a ser uma forte alternativa de rendimento na agricultura do Algarve.

 

 

No colóquio sobre olivicultura o azeite algarvio foi também valorizado cientificamente. Foram ainda apresentadas duas formas de valorizar os produtos da olivicultura algarvia quer pela produção de azeite de qualidade quer pela produção de azeitona de mesa em várias formas. Uma maior exigência técnica e uma maior organização associativa foram os caminhos apontados para tornar o sector competitivo.

 

Para mais informações sobre o evento e os intervenientes ver.


Seminários PRODER - Redes Temáticas