No âmbito do PRODER - Redes Temáticas, a CNJ, em parceria com a  Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS), organizou o Seminário  "Olivicultura - Fertilidade e Rega", que teve lugar na Sala de Conferências da EPDRS, no dia 19 de Junho de 2012.

 

A sessão de abertura teve as palavras do Presidente do Concelho Diretivo da Escola Prof. de Desenvolvimento Rural de Serpa Eng.º Luís Barradas e do vice-presidente da CNJ Dr. Francisco Costa.

 

 

As apresentações focaram aspectos de vários estudos que incluíram: os efeitos da rega sobre as a fertilidade dos solos a vários niveís (todos os intervenientes); a importância das boas prácticas de rega (todos os intervenientes); aspectos históricos da rega (ESAE); eficiência da rega e seu melhoramento em casos práticos de olival na região (COTR); aspectos microeconómicos da olivicultura (COTR e Olivais do Sul); a comparação dos vários sistemas de olival (COTR e Olivais do Sul) e a plantação de novos olivais ( Olivais do Sul).

 

 Seguindo a ligação de cada título pode-se aceder às apresentações, que foram gentilmente cedidas pelos intervenientes.

 

PROGRAMA


14:30 Abertura
15:00 Apresentações

  1. “O impacto do regadio continuado na fertilidade dos solos”, Prof. José Manuel Nunes, Escola Superior Agrária de Elvas,Instituto Politécnico de Portalegre;
  2. A contribuição do COTR no processo de inovação para uso sustentável dos recursos hídricos no olival”, Eng.º Jorge Maia, Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio;
  3. Desenho e plantação de novos olivais”; Eng.º Pepe Gonzalez Ocaña, sócio-gerente da Olivais do Sul;
  4. Período de Perguntas e Debate.

 

Outros Seminários.

 

Artigo de divulgação deste seminário.